terça-feira, 15 de março de 2011

O IMENSO E DEFINITIVO SENTIDO DAS COISAS SEM NENHUM SENTIDO

"Cobram-nos lógica o tempo inteiro. Na escola, na empresa, na família, na venda de um raciocínio, ideia ou produto. Lógica: articulação irretocável de fatos e probabilidades que, colocadas em série, sugerem invariavelmente que a única coisa a fazer é o que é esperado que se faça.

Entretanto, dê uma olhada na história do mundo: nós chegamos até aqui mais por conta do impensável do que do cuidadosamente pensado. O meteoro que pôs fim a uma era do planeta, Marco Polo, a invenção sem objetivo nenhum do laser, antibióticos, a família, sexo por prazer, linguagem, a travessura de Eva, Picasso, Ney Matogrosso e os Secos e Molhados, pena de morte, esse bichinho estúpido que faz cara de espanto no Youtube, o Youtube, a Internet inteira, morrer rico, Mulher Melancia, Einstein, inveja, trânsito, Jerry Lewis, Elvis The Pelvis, Pablo, qual é a música? o cantor Roberto Justus, o cheiro da glândula anal do gato, Ghandi, Hitler (sim, para o mal também), tsunami, Pânico na TV, a moda, torcer para um time de futebol (quer coisa mais sem sentido e dispensável do que torcer para um time de futebol?).

O impensável passa a ser parte de nossas vidas, de tudo a que nós temos que nos adaptar. E de nossas possibilidades. Há pessoas que tem a fantasia de controlar, prever e analisar todos os conhecimentos. Elas são capazes mesmo de pegar o impensável depois que ele aconteceu e colocar numa perspectiva lógica, com fatos e probabilidades cuidadosamente articulados, dando a sensação de que o impensável era exatamente o que fazia sentido acontecer.

Tudo perfeito, e perfeitamente falso. A mania de controlar e entender é o intestino preso da humanidade. É verdade que a lógica tem um papel organizador nas nossas vidas, mas é importante aproveitar a diversidade de pessoas e coisas loucas que nos cercam, pois elas vão acontecer de qualquer maneira, independente da nossa vontade."

João Livi e equipe da agência TALENT, para o livro “ACREDITE”, que ia para o lixo hoje no trabalho e que eu tive a felicidade de trazer para casa!

Eu definitivamente vou trocar minhas postagens de fotos e vídeos desse blog pelo tumblr que em breve vou criar. Deixo o espaço aqui mais para texto, daqui pra frente.

Nenhum comentário: