sábado, 14 de agosto de 2010

Hoje, após ter tomado coragem de ir à mecânica orçar alguns reparos no meu carro e de ter sido apresentado a um desesperador orçamento de R$ 699,00 (minha cara de estarrecido deve ter sido impagável), eu senti que precisava me sentir mais confortável na oficina, a fim de poder abrir mão desta verba sem cair aos prantos ali mesmo.

Puxei então assunto com o japonês mecânico simpático (sim, isso mesmo, é um japonês que é mecânico E simpático) da oficina e começamos a falar sobre a inspeção veicular 2010. Eu sempre tive clara na cabeça na cabeça a ideia de que esta história não passava de um roubo por parte do governo a nós, cidadãos. Mesmo o fato do namorado da minha prima trabalhar na Controlar (que realiza as inspeções) e ter trazido algumas informações sobre o funcionamento da inspeção a mim não me fez pensar diferente. A conversa de hoje, então, me deixou deveras furioso com as situações a que temos que nos submeter.

O Brasil quer se equiparar à Europa e adota uma métrica de medição de gases que é adotada lá. Linha dura mesmo. Até aí, ok. O duro é que eles se comprometem a isso mas não se comprometem a fornecer combustível de qualidade, que justifique a inspeção rigorosa. PLUS: eles exigem que o carro emita um volume X de gases, só que mesmo os carros RECÉM FABRICADOS, em alguns casos com menos de um ano de fabricação, não passam no teste. E não to falando de carros populares não. Azera, Tucson... tem "carrões" que são ZERO e mesmo assim tão sendo barrados este ano. E aí fica a pergunta que ninguém se faz: isso é culpa do motorista? O carro não tem nem 1 ou 2 anos e a culpa é do motorista? Ou é DO FABRICANTE?

Como se não bastasse, quando um carro não passa na inspeção, o motorista é no máximo orientado sobre o resultado negativo da avaliação e sobre POSSÍVEIS E EVENTUAIS causas para isso. Mas ninguém diz o que está errado, ninguém orienta direito como corrigir. E o resultado disso é o que eu acompanhei hoje: uma mulher gastando R$ 1.200,00 pra trocar uma penca de peças no carro e que, mesmo assim, não tinha a garantia de que seria aprovada ao voltar a passar pela inspeção.

A minha tá marcada para daqui a 10 dias.
Quero só ver.

Nenhum comentário: