terça-feira, 8 de junho de 2010

Ainda ando anestesiado, sob efeito das cataratas, do fim de semana, de tanta imagem bonita.





Eu sempre falo um pouco aqui de quando viajo, mas a experiência do feriadão foi nova. Acho que vale explanar um pouco mais, rs. Fiz um passei que eu recomendo a todo mundo, pelo menos uma vez na vida. Não precisa ser aos 26 anos, porque é um programa meio que pra tudo e todos. Nunca é tarde. Mas mesmo assim, é um programa que eu recomendo.

A primeira imagem do aeroporto em Foz do Iguaçu (que fica no meio do nada, é um campão aberto mesmo. Mas bem perto das cataratas de foz) já me deram o tom de mudança radical de ares. 2h30 antes eu estava na Marginal Tietê engarrafado; agora eu só via verde e céu, pra todo lado. Antes de conhecer Foz, fomos para Puerto Iguazu, que é cruzando a divisa com a Argentina.

A cidade é pequena. Minúscula. Conheci praticamente tudo dela, e foi quase tudo a pé. Porém, diferentemente da maioria das cidades pequenas, ela vive do turismo. E em TURISMO se investe lá. Tem MUITO lugar pra comer (bons, inclusive), MUITO "resto-bar", muito pub... e alguma movimentação noturna. Tudo é perto. Fora que no comércio, os vendedores começam a falar em espanhol, você responde em "portunhol" e, instantaneamente, eles viram a "chavinha do idioma" para o português. Quem é nativo lá ou fala as duas línguas ou pelo menos arranha o português. Isso sem mencionar os brasileiros, que tão infestados lá, rs. Nada fora do esperado, tido que a cidade é divisa com Paraná. O trânsito entre Foz e Puerto é livre, fácil e sossegado. Pra melhorar, tem um Duty Free enorme na divisa :) hehehe

Apesar da proximidade, Puerto tem muito regionalismo argentino, e é uma cidade sem qualquer cara de Brasil. Bandeira da argentina por todo lado, cara de cidade argentina também (e FRIO ARGENTINO, diga-se de passagem).

Já Foz do Iguaçu é uma cidade bem maior (especie de Campinas, talvez?), e bem por isso eu achei mais sem graça. A cidade é mais desenvolvida, porém mais "morta". É auto suficiente e não tem tanta cara de cidade turística, como Puerto Iguazu tem. Além dos argentinos (não tão presentes como brasileiros em Puerto), Foz é casa pra uma PENCA de turcos e árabes! (surreal o povo de burca no meio da rua por todo lado).






Quanto às cataratas... dispensa explicações. Você fica embasbacado com tanta beleza. 70% das quedas ficam na Argentina e 30% no Brasil, então do lado de cá você tem uma visão mais panorâmica das quedas. Do de lá, vc vê mais de perto, fica bem do lado delas, passa bem por cima delas... não dá pra fazer um passeio só, tem que fazer os dois. Andei de bote, passei "embaixo" das quedas, me encharquei, conheci o marco das 3 fronteiras (no qual de um ponto você vê Argentina, Brasil e Paraguai), conheci o La Aripuca (espécie de arapuca de pássaros em tamanho monumental)... e o que resta de referência negativa diante de tudo isso (já que nunca tudo dá certo)?

Resta como referência negativa o hotel!!





*** Update:
Os registros em vídeo =)


Nenhum comentário: